HISTÓRIA CAMINHANDO COM MARIA

Elis Mungo



O evento Caminhando com Maria surgiu em 2003, idealizado pelo casal Claudinéia Ramos e José Reginaldo Ramos, membros da comunidade Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente. Eles contam que sentiram a necessidade de homenagear à mãe de Jesus: “Ao sair de uma missa naquela época, pensamos Maria, nossa mãezinha, porque não fazermos uma grande homenagem a ela?”

A caminhada, que completou 10 anos em 2013, é organizada com muito carinho pelo casal. “Agradecemos muito a Deus pela luz. A caminhada significa um despertar para a vida, um aprofundamento em nossa fé. E Maria faz isso: nós dá essa força e coragem de sermos o que somos, cristãos fervorosos a fim de propagar seu nome pelos quatro cantos da Terra”, revelam os idealizadores.

O casal Sandra e Eduardo Faccioli participa desde a primeira caminhada com os amigos Reginaldo e Claudinéia. “A caminhada é uma forma de expressarmos uma homenagem à nossa Mãe, ver tantas pessoas caminhando com chuva, frio, sem desistir nos fortalece ainda mais”, relatam.

Por opção da própria comunidade, durante os nove anos iniciais, a caminhada não era muito divulgada, apenas um evento para os participantes da Catedral, e para aqueles católicos que ficavam sabendo por outras pessoas. Aos poucos, o evento foi ganhando um número expressivo de seguidores. “Começamos com aproximadamente 80 pessoas e o ano passado contamos com a presença de mais de 300 devotos”, pontuam os idealizadores.

Em 2013, o percurso da caminhada foi modificado (saindo da Catedral rumo ao Parque do Povo), mas nas edições anteriores o trajeto era de 11,5 km. “Nós iniciávamos a caminhada em frente da Catedral, até chegar à Chácara das Palmeiras, em Álvares Machado“, explica o casal Ramos. Em 2016, nova mudança no trajeto da caminhada: da Catedral ao centro de eventos do Instituto Brasileiro do Café (IBC) para dar mais comodidade e acolher melhor ao público, que, a cada ano, vem aumentando.

Ao ser questionado pela distância, o casal acentua que “durante o trajeto nós rezamos o terço, e a cada oração, oferecemos pela recuperação dos doentes, pelos desempregados, por todas as famílias, pelo clero. Pedimos força e proteção à Maria para chegarmos até o fim da caminhada”.

O casal Ademar Miyoshi e Margarete Takahashi Miyoshi participou pela primeira vez da caminhada em 2012. “Ficamos sabendo da caminhada durante as reuniões do XX Congresso Nacional do ECC”. Eles lembram que, no começo, ficaram preocupados com a distância “mas chegando lá, vendo a animação das pessoas e sabendo que Maria estava caminhando conosco, fizemos nosso percurso tranquilo”.

Além do apoio da comunidade, os idealizadores contaram nas edições do evento com a colaboração de diversos parentes, como sobrinhos, tios, tias, primas, irmãos, pais, mães e os vizinhos, que ficaram incumbidos de preparar a chegada de Nossa Senhora. “Maria era recebida com uma salva de rojões, fazíamos a consagração à Nossa Senhora e os devotos eram recepcionados com um belo café da manhã.” 

O Caminhando com Maria é um evento que faz parte do calendário oficial de datas comemorativas de Presidente Prudente, mobilizando o turismo religioso, e também no calendário oficial da Diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.