segunda-feira, 1 de maio de 2017

“Quando partilhamos nossos dons, a exemplo da Virgem Maria, deixamos o amor reinar em nossos corações”, diz bispo diocesano durante a Santa Missa

FOTOS: EVELINE ZARPELÃO



TEXTO: ELIS MUNGO

Após a caminhada, aproximadamente sete mil fiéis lotaram os gramados do Parque do Povo, neste 1º de maio, para participar da Santa Missa, que foi celebrada pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, em continuidade a programação do 14º Caminhando com Maria e em comemoração aos 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

Na ocasião, Dom Benedito, acompanhado por padres, diáconos e religiosos da Diocese de Presidente Prudente e na presença das quatro imagens peregrinas vindas do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, reforçou, durante a homilia, a necessidade de nos espelharmos na Virgem Maria. “É necessário que aprendamos a ter vidas participativas na nossa comunidade, saber ouvir e acolher a voz de Cristo. Aquele que ama a Deus e o próximo deixa a palavra encarnar em seu coração”.

Por mais um ano, a liturgia ficou sob a responsabilidade do padre José Altino Brambilla, da Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente. Sempre muito atento a todos os detalhes, o padre revela que, além da preocupação de que tudo ocorresse perfeitamente, de acordo com o que reza a sagrada liturgia, também houve a preocupação para que não houvesse desencontros. Para isso, o padre contou com uma equipe numerosa que o ajudou a organizar, preparar e cuidar para que tudo estivesse pronto no momento exato. “O que fazemos é montar uma igreja num curto espaço de tempo, num local onde não é ordinariamente uma igreja. Assim tudo deve ser providenciado, transportado e cuidado para que esteja lá”, explica o padre. 

Para o sacerdote, organizar a liturgia da Santa Missa deste ano foi ainda mais especial devido ao Ano Mariano. “O Ano Mariano quer despertar, renovar e impulsionar a fé em Jesus Cristo Ressuscitado e o amor àquela que por seu sim trouxe o autor da vida”, orienta. 

Pela segunda vez, composto por 26 músicos, o Coral Santa Rita foi o responsável pelas canções durante a celebração da Santa Missa. Seguindo a liturgia proposta do dia de Nossa Senhora Aparecida, eles apresentaram um belo repertório litúrgico católico. De acordo com Ana Rodrigues Ferreira, instrumentista e coordenadora do Coral, é sempre uma grande alegria poder louvar a Deus e cantar a Nossa Senhora, ainda mais neste ano festivo. 

NOVIDADE

Especialmente este ano em que a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) instituiu o Ano Mariano, as imagens peregrinas de Nossa Senhora Aparecida, pela primeira vez, percorrerão as quatro regiões da Diocese de Presidente Prudente. 

O primeiro sacerdote a receber a imagem das mãos do bispo diocesano Dom Benedito foi o padre Francisco Dias, do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, da Vila Marcondes, que representou a primeira região.  De acordo com o padre Francisco, a imagem será levada, ainda hoje, para Capela São Vicente Pallotti. “Sempre é uma alegria, uma honra e também uma responsabilidade. É um momento de fé, de amor a Deus e ao próximo”, comenta padre Francisco. 

O padre Rafael Andreatta, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis e da Paróquia Santa Luzia de Araxans, da segunda região, também recebeu uma das imagens peregrinas. Ansiosos e cheios de amor pela Mãe, a comunidade preparou uma carreata até a paróquia. Para o padre Rafael, é uma alegria muito grande abrir a peregrinação na segunda região. 

Representando a terceira região e o padre Wilson Donizete Moraes Lobo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Presidente Venceslau, o padre Edcarlos Amorim Moreira, recebeu a Imagem Peregrina. Para que a imagem chegue até a comunidade, um grupo do ECC (Encontro de Casal com Cristo) veio buscar a Mãe de Jesus. 

Por último, o padre Anderson Félix da Silva, da Paróquia Santa Terezinha de Mirante do Parapanema, recebeu a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Representando a quarta região da Diocese de Presidente Prudente, padre Rafael diz que acolher a Imagem de Nossa Senhora é receber um pedacinho do céu. O padre ainda completa que “como Maria gestou Jesus em seu útero, Mirante, hoje, gesta Jesus em seu coração”. 

Nesta noite, a Paróquia Santa Terezinha também fará uma carreta para recepcionar a Imagem e fazer consagração à Nossa Senhora Aparecida. 

As imagens peregrinas percorrerão as paróquias e capelas da Diocese de Presidente Prudente até o dia 27 de novembro de 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.