domingo, 30 de abril de 2017

Ano Mariano é tempo de misericórdia e de cantar maravilhas a Deus, dizem sacerdotes da Diocese de Presidente Prudente

 FOTO: CLAUDIA KOGA E CRISTINA KAZUMI
Monsenhor Miguel Valdrigui com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida durante o Caminhando com Maria de 2016
TEXTO: ALINE MARTINS

A ação de três homens mudou para sempre o modo com que os brasileiros praticavam sua fé, há três séculos, refletindo, inclusive, na forma como buscamos a Deus nos dias de hoje.

Em outubro de 2017, comemora-se o encontro da imagem que deu aos brasileiros uma padroeira: Nossa Senhora Aparecida.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano Nacional Mariano de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017, com o objetivo de promover um tempo para que se viva a misericórdia que Deus concede ao povo com a intercessão de Maria, explica o monsenhor Miguel Valdrighi, atualmente responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Presidente Prudente.

Para o pároco do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Presidente Prudente, padre Francisco Ferreira Dias, a Igreja tem a responsabilidade de não deixar esmorecer a devoção à Nossa Senhora, assim como a de orientar os fiéis para uma fé que conduz a Cristo.  “O melhor caminho da verdadeira devoção à Maria, ela mesma nos deu nas Bodas de Caná: ‘Fazei o que Ele vos disser´”, conclui.

HISTÓRIA

João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram alguns dos encarregados a conseguir peixes para o banquete do Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, que visitava a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, em outubro de 1717.

Naquela noite, o rio Paraíba do Sul, local de trabalho dos três pescadores, parecia estar sem as espécies que viviam ali, pois inúmeras foram as tentativas e nenhum peixe fisgado. 

Quando mais uma vez arremessaram as redes, perceberam algo diferente: o corpo de uma imagem havia sido pego. A cabeça veio logo em seguida, de outro ponto do rio. O milagre caracterizou-se quando a abundância de peixes encheu o barco, logo após a imagem ser recolhida.

A partir de então, a notícia se espalhou, a devoção à Santa Aparecida tomou proporções grandiosas e fez com que oratórios, igrejas e santuários fossem criados.

Algo extraordinário aconteceu. Algo extraordinário ainda acontece.

Milhares de peregrinações levam fiéis de Nossa Senhora Aparecida, hoje a padroeira do Brasil, a se encontrarem no Santuário Nacional construído às margens das águas onde o milagre aconteceu.

COMEMORAÇÃO

Cada comunidade desenvolve suas próprias ações para celebrar este período. Algumas datas certamente serão celebradas, como explica Monsenhor Miguel Valdrighi: o encerramento do mês de maio; 13 de maio com a festa de Nossa Senhora de Fátima pelo seu centenário; e de fato o 12 de outubro com os 300 anos da Padroeira do Brasil.

No Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente, por exemplo, o pároco Francisco Ferreira Dias citou algumas das atividades: “Temos aproveitado os acontecimentos e tempos litúrgicos e impregnando-os de cunho Mariano. A Novena de Natal do último ano foi a respeito de Maria, sem fugir da preparação para a data, assim como no subsídio da Campanha da Fraternidade, foram utilizados um conteúdo Mariano e outro sobre os biomas. Todo dia 12 de cada mês, fazemos ainda um Memorial de Nossa Senhora Aparecida e nas sextas-feiras, temos a Novena Perpétua a Nossa Senhora Aparecida às 15h”, completa.

CAMINHANDO COM MARIA 

Na Diocese de Presidente Prudente, o 14º Caminhando com Maria está dentre as atividades deste Ano Mariano, tendo sua caminhada marcada para 1º de maio, às 16h,  saindo da Catedral de São Sebastião até o Parque do Povo, com devotos saudando a imagem peregrina vinda do Santuário Nacional de Aparecida – SP, seguida de Missa e show com Adriana Arydes.

Entre os dias 2 de maio e 27 de novembro de 2017, quatro regiões compostas por mais de 20 cidades receberão a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Claudineia Ramos, coordenadora geral do Caminhando com Maria, ao receber a Imagem no Santuário Nacional de Aparecida em 29 de abril
DEVOÇÃO

Monsenhor Miguel Valdrighi sugere que os fiéis vivam este ano como um tempo de misericórdia que Deus concede ao seu povo. “Maria é sinal da bondade de Deus que assumiu a nossa natureza para nos dar a vida e esse é o tempo de aproveitar o bem que o Senhor nos dá. Maria nos convida, é nosso exemplo e nossa intercessora”, explica.  

O que levar deste ano mariano para a sua vida de fé? “Celebre e cante as maravilhas de Deus em Maria. Que aprendamos também a reconhecer e louvar as maravilhas de Deus em nossa vida e a termos um coração e vida Mariano, um coração como o de Maria: todo voltado para Deus e para o próximo”, responde padre Francisco Ferreira Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.