domingo, 1 de maio de 2016

Caminhando com Maria projeta evento para Ano Jubilar da aparição

FOTOS: ÉD WESLEY TOLARDO





Texto: FABIO REIS E KARLA CARNEIRO


Com muito fervor, mais de três mil pessoas receberam a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida no Centro de Eventos do IBC para a Missa de Encerramento da 13° edição do Caminhando com Maria.

O coordenador e fundador do evento, José Reginaldo Ramos, ressaltou que o encerramento dessa edição coroa todo o envolvimento das paróquias que se propuseram a acolher a Mãe de Jesus. 

Além disso, segundo o coordenador, marca também o início da 14° edição, que promete receber maiores proporções por ser um ano especial de comemoração do Jubileu de 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Vale do Paraíba. 

"Começaremos a trabalhar no décimo quarto Caminhando com Maria amanhã (2). Estamos, sim, pensando em alcançar as quatro regiões de nossa diocese. Nosso bispo está animado e confiante de que iremos conseguir alcançar essas proporções", afirmou Reginaldo.

LITURGIA
A liturgia, parte vital da celebração, ficou sob responsabilidade do padre José Altino Brambilla, da Paróquia Santa Rita. Segundo ele, sua função é organizar o material (hóstias, vinhos, paramentos litúrgicos e altar) e funções (ministros, seminaristas, leitores, entre outros).

Apesar de preferir o Parque do Povo para a celebração, pela facilidade de acesso e possibilidade de várias pessoas que passam pelo local poderem chegar de última hora e participar, ele aprovou o momento e também todo o Caminhando com Maria.

"O IBC é um ambiente acolhedor e mais tranquilo. Fazendo um balanço geral, o que marcou foi a devoção que se aflora nas pessoas. Rezemos pra que elas possam sentir, através de Maria, a proximidade de Deus com nós e seguir por esse caminho", comenta o padre.

A ministra extraordinária da Eucaristia, Edimarcia Delicoli, da Paróquia Santa Rita, que está pela primeira vez fazendo parte do altar da missa, vê o encerramento do evento como uma esperança de que Nossa Senhora traz para nós uma paz maior ao nosso coração.

HOMILIA
O bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos ressaltou na homilia para que aprendamos com Maria a acolher a palavra de Deus e ser canal de graça para as pessoas. "Cristo quer fazer morada em nosso coração, aprendamos a acolher a palavra em nosso coração. No Ano extraordinário da Misericórdia, que possamos acolher a misericórdia em nosso coração com um coração repleto de Deus", afirma.

Dom Benedito convida cada um a ser luz do mundo quando comenta sobre a segunda leitura da liturgia de domingo. "A luz é o próprio Cristo, quando acolhemos a palavra, acolhemos também o Cristo. Aprendamos com Ele a sermos discípulos, acolher a palavra e praticá-la assim como Maria. Que possamos ser canal de graça para toda sociedade, exercitando o amor."

Antes de encerrar o discurso, o bispo recordou que Deus conta com o nosso “sim”, assim como contou com o “sim” de Maria.

NÚMEROS
Ao todo, participaram da celebração Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Dom Antônio Agostinho Marochi, dez padres (sendo um deles convidado da Congregação dos Palotinos), 25 seminaristas e 300 voluntários, sendo 80 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, 50 pessoas na Acolhida e 20 no Coral Santa Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.