sexta-feira, 1 de maio de 2015

Semana Mariológica reúne mais de 400 para estudar sobre Maria

ALINE MARTINS
ELIS MUNGO

Pela primeira vez a Diocese de Presidente Prudente promoveu a Semana Mariológica, com o intuito de aprofundar os conhecimentos dos fiéis sobre a vida de Maria, mãe de Jesus. O evento integrou a programação do 12º Caminhando com Maria e foi realizado de 27 a 30 de abril no Salão Paroquial da Nossa Senhora Mãe da Igreja. Mais de 400 pessoas participaram da jornada de estudos.

A primeira apresentação ocorreu na segunda-feira (27) sobre o tema “Maria nos documentos da igreja”. Quem ministrou foi o padre Alexandre Awi Mello, diretor nacional do Movimento Schoenstatt, assessor da juventude nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, professor de Teologia e doutorando em Mariologia.

Mello fez um resgate dos livros onde Maria é citada, e relacionou as expressões marianas com fases, concluindo que quanto mais antigo o texto é mais sucinta é sua citação, já que os capítulos do Novo Testamento trazem mais detalhes e menções.

No segundo dia do evento (28), monsenhor Miguel Valdrighi foi quem falou a respeito de “Maria no Magistério – Documentos da Igreja”. O reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, relatou que o magistério vai além da devoção, é quando os fiéis se aprofundam, conhecem mais sobre Maria e desejam ser como Maria.

“Maria na Devoção Popular – Culto à Maria” foi o tema do terceiro dia (29) de apresentações. Quem ministrou a palestra foi o padre Silvio Costa Oliveira da Paróquia São Judas, que tratou de explicar sobre a origem da devoção brasileira.

Ser colonizado por um país católico, como Portugal, tornou o Brasil uma nação mariana, desde sua essência. Em 1717 houve a aparição da primeira Virgem Maria brasileira, que foi chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

O último dia de evento (30) contou com a síntese das palestras feita pela Irmã Glaucia Carine Couto, da Liga das Mães de Schoenstatt e com o Terço dos Homens, pelo diretor espiritual Padre Wilton José Milhorança.

Para a devota Ketsiane Oliveira, essa iniciativa promove mais do que o conhecimento em relação à Mãe de Jesus, mas permite o fortalecimento e a defesa da fé. 

Waldomiro Gatto, um dos organizadores da Semana Mariológica, avaliou o evento: “Ele foi muito rico, e nas avaliações dos participantes houve relatos de muitas benções e graças alcançadas”.  

MOVIMENTOS CATÓLICOS

Durante a Semana Mariológica, movimentos católicos da Diocese de Presidente Prudente foram convidados para participar do evento. 

Os religiosos da Diocese, que reúne 14 congregações, masculinas e femininas, foram responsáveis em organizar a abertura e o encerramento da palestra do segundo dia. De acordo com a irmã Mayara Silva, da Congregação Irmãs Beneditinas de Tutzing (Colégio Cristo Rei), em reunião, a equipe de religiosos decidiu envolver o trabalho social e a criança. 

Aproveitando o projeto social que existe na Creche Walter Figueiredo, as meninas do balé, que já passaram por lá, mas que hoje continuam suas aulas em uma escola profissionalizante, entraram com a imagem e junto com as irmãs, fizeram a coroação de Nossa Senhora Aparecida. Ao final, as irmãs apresentaram o canto magnífico que Nossa Senhora cantou saudando, se alegrando com o convite do Anjo Gabriel. 

Para irmã Mayara Silva, participar da Semana Mariológica foi um enriquecimento muito grande, tanto para os participantes, quanto para Diocese. “Esse foi o primeiro passo, e o mais importante, foi simples como Maria. Vai ficar o gostinho de quero mais”.

No terceiro dia, quarta-feira (29), a Renovação Carismática Católica (RCC) ficou responsável pela espiritualidade do início e final da palestra, além da equipe de música Divina Providência de Álvares Machado que esteve presente todos os dias. 

Ivan Júnior Lima Barboza, membro da RCC, falou o quanto foi maravilhoso participar desta semana. “Esse trabalho só ajuda a fortalecer a nossa fé, além de aprofundar nossos conhecimentos, pois passa de um mero sentimento, para uma vontade de ser como Maria, é isso que eu desejo”, relata. 
No quarto e último dia (30), a Liga das Mães entrou com a imagem peregrina no início do evento e o Terço dos Homens foi o responsável em encerrar a Semana Mariologica, ambos fazem parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

O coordenador do Terço dos Homens na Diocese de Presidente Prudente, Orismar Alves Barbosa, explica que os 45 grupos da região receberam o convite para participar deste momento. “O comum é a gente sair do nosso campo, da nossa comunidade e ir até ao Santuário Nacional, mas agora ela veio até nós, veio nos visitar e tivemos a oportunidade e rezar o terço diante dela”, finaliza Orismar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.