sexta-feira, 3 de abril de 2015

Irmã do Movimento de Schoenstatt fala sobre missão com marianos da região

FOTO: GABRIELA CORREIA
Irmã Gláucia visita Presidente Prudente a cada dois meses para formação na Liga das Mães 

 GABRIELA CORREIA

Com o objetivo de orientar mães, a Irmã M. Gláucia Carini Couto, do Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, de Londrina, carrega atualmente em sua missão o resgate da família. Por meio do carisma mariano, lares são resgatados em uma obra de amor, fé e devoção. Aos 43 anos, a paulista, que hoje reside no Paraná, é responsável por acompanhar grupos de mulheres em 15 cidades, dentre elas, Presidente Prudente.

FOTOS IRMÃ GLAUCIA/ARQUIVO PESSOAL
Missionária caminha para seu 22º ano de vocação
Formada em tecnologia e, na época, funcionária de um banco, Irmã Gláucia teve a confirmação de seu chamado no dia 2 de janeiro de 1992, enquanto cursava a faculdade. Um ano depois, se tornou irmã e hoje caminha para o seu 22º ano de vocação. 

“Desde a juventude eu já conhecia o Movimento de Schoenstatt, mas quando senti forte o meu chamado, a minha vocação, não pensei em procurar outro lugar. Conheci as Irmãs de Maria e lá fiquei”.

Irmã Gláucia é responsável por formação de mães em 15 cidades 
O Movimento de Schoenstatt, fundado na Alemanha, tem como objetivo a renovação religiosa e moral dos homens com uma pedagogia própria. A essência desta espiritualidade é a Aliança de Amor, a qual os membros selam com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no qual Maria está presente como a grande educadora.

Organizado em colunas, sendo eles de sacerdotes, famílias, mulheres e homens, o Movimento conta com graus diferentes, desde os Institutos Seculares com o contrato jurídico e a vivência dos Conselhos Evangélicos, até os peregrinos, mas todos enlaçados pela Aliança de Amor.

E foi através das Irmãs de Maria de Schoenstatt que Irmã Gláucia foi ao encontro de seu chamado. No Santuário de Atibaia, ela permaneceu por quase nove anos em outras funções até ser transferida para Londrina, onde iniciou sua missão voltada principalmente para as mães.

Atualmente na cidade paranaense, a Irmã tem como principal função a assessoria da Liga das Mães na Regional Paraná, a qual Presidente Prudente, mesmo pertencendo ao estado de São Paulo, faz parte. Em Londrina, a missionária ainda assessora a Liga dos Enfermos, a Pastoral do Santuário e a Consagração das Crianças.


Mulheres que lutam para terem a companhia dos esposos na igreja ou que tentam levar os filhos para mais perto de Deus são acompanhadas pelo trabalho missionário da Irmã Gláucia
Sobre seu principal trabalho, estão os encontros com a Liga das Mães. Em Presidente Prudente, na Paróquia São Francisco de Assis, eles ocorrem há cinco anos com o objetivo de fazer com que a figura feminina faça de seu lar um local de encontro de fé. Mulheres que lutam para terem a companhia dos esposos na igreja ou que tentam levar os filhos para mais perto de Deus são acompanhadas pelo trabalho missionário da Irmã Gláucia. Segunda ela, o foco é nadar contra a corrente.

“O foco principal é salvar famílias em meio a esse nosso cenário atual, em uma sociedade que prega que a mulher deve ser cada vez mais independente e que a iguala cada vez mais com o homem, mas que na verdade apenas a diminui. Fazemos isso por meio de uma formação para as mães e a cada dois meses venho para Prudente”, explica.

A Irmã reforça ainda sobre a missão de fazer com que a mulher, com seu jeito doce, seja o canal entre sua família e o céu: “A presença do pai é importante, mas a mãe é aquela que une a família, a mãe é o coração da família e o sol dentro da casa, ela que dá o colorido, e é isso que tentamos colocar”.

Em um mundo com tantos divórcios e famílias desestruturadas, a missionária se diz realizada com os frutos já colhidos em seu trabalho.

“Para mim é gratificante, percebemos mudanças nas famílias. Temos belos testemunhos de mulheres, de famílias que estão hoje mais felizes, mulheres que aprenderam a ser uma mãe melhor, uma esposa melhor, e com isso a família também muda”.

Para a Irmã, a Liga olha para a mulher de uma forma especial, fazendo com que ela, mesmo com dificuldades dentro de sua casa, possa enxergar uma solução com a ajuda de Maria, maior exemplo de mulher.

“Hoje temos muitas pastorais nas igrejas voltadas para casais, por exemplo, mas não temos nada para aquela mulher que não é acompanhada pelo marido, e então a Liga vem para olhar para essas mulheres. O objetivo é que através delas, suas famílias sejam salvas”.

Além das reuniões de formação a cada dois meses, a Liga das Mães conta também com um grande encontro anual. No último, cerca de 300 mulheres estiveram juntas. 

Irmã Gláucia será a animadora da Semana Mariológica de Presidente Prudente
Semana Mariológica

Ainda em Presidente Prudente, Irmã Gláucia foi convidada para ser a animadora da Semana Mariológica, de 27 a 30 de abril, evento que integra o 12º Caminhando com Maria. Responsável pela síntese final da jornada de estudos, também por conduzir os intervalos entre as palestras, ela estará presente durante todos os dias de formação mariana. Para ela, a semana será uma oportunidade para que os devotos de Maria conheçam ainda mais sobre a Mãe. 

“Não podemos amar o que não conhecemos, por isso será importante este evento. Sinto que hoje em dia são muitas as pessoas que têm uma deficiência de conhecimento sobre a Mãe de Deus e por isso esses quatro dias de formação serão importantes”.
As inscrições para Semana Mariológica estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. As vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.