quarta-feira, 29 de abril de 2015

Do Colégio Naval à amizade com papa Francisco: conheça a trajetória do padre Alexandre Awi

FOTOS: VILSON MONTEIRO




ALINE MARTINS

Padre Alexandre Awi Mello é hoje diretor nacional do Movimento Schoenstatt e assessor da juventude nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, além de professor de Teologia no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e na Faculdade São Bento.

Em 2013, foi secretário do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, e antes, em 2007, atuou com ele, que ainda era o cardeal arcebispo Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, na V Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), em Aparecida.

Nascido em 17 de janeiro de 1971, no Rio de Janeiro, ingressou na carreira militar aos 14 anos, no Colégio Naval.  Lá participava ativamente da igreja, e foi nesse momento que, pela primeira vez, questionou sua vocação.

Quando considerou a possibilidade de ser um sacerdote, os pais que são espíritas se opuseram, mas por receio de ver o filho abrindo mão de uma carreira segura, como a militar.

Após dois anos na Marinha, decidiu ir para o Chile, como leigo, para ter contato com a Comunidade de Schoenstatt, que o despertava uma forte ligação. Ainda lá, novamente questionou sua vocação, mas daí saiu a certeza de que sua missão era sacerdotal.

Em sua formação está incluído mestrado em Teologia, realizado na Philoso-phisch-Theologische Hochschule Va-llendar, na Alemanha, e doutorado, ainda em curso, em Mariologia no International Marian Research Institute, da University of Dayton, em Ohio, nos Estados Unidos.

Após sua ordenação no Rio de Janeiro, em 7 de julho de 2001, atuou em Santa Maria, Rio Grande do Sul e no Movimento Palotino, antes de permanecer por oito anos em Londrina, no Paraná. Há cinco anos reside em São Paulo, e desde o início de sua incumbência trabalha com jovens.

Devido à amizade iniciada em 2007 e mantida até 2011 por meio de cartas, padre Alexandre, ao parabenizar o pontificado do companheiro redator da V Celam, novamente se aproximou do então Papa Francisco. Foi daí que o pontífice o convidou para fazer parte de sua equipe da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, em 2013.

A idéia para escrever o livro “Ela é minha mãe!" - Encontros do Papa Francisco com Maria (Edições Loyola) partiu de uma conversa informal com uma amiga comunicadora, que o apontou alguns motivos para que pensasse sobre o assunto. “O fato de conhecer o papa e estudar mariologia, me fez pensar que esse questionamento feito por ela era providencial”, afirma.

O livro só começou a ser escrito com a autorização do Papa, que, inclusive, concedeu uma entrevista ao escritor em 26 de dezembro de 2013. 

“Conversamos durante uma hora e meia, e a princípio, minha ideia era escrever de forma mais teológica, porém, como ele usou muitos exemplos e histórias, preferi apenas contextualizar as informações. O resultado é como uma entrevista comentada”, explica Mello.

Com a trajetória repleta de experiências e realização, os pais, que a princípio temiam pela escolha do filho, hoje sabem que foi a melhor que poderia ter tomado. 

FOTOS: CEDIDAS
Padre Alexandre Awi à esquerda, em encontro com Papa Francisco
Durante o Congresso Mariológico Internacional realizado na cidade de Roma, em 2012, com o papa emérito Bento XVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.