quinta-feira, 16 de abril de 2015

12º Caminhando com Maria conta com novidades litúrgicas

Capa do Roteiro do Encontro, preparado pelo padre Jerônimo Gasques, para orientar as paróquias que vão receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Aline Martins

Todas as ações do 12º Caminhando com Maria já estão definidas, inclusive, os detalhes sobre a liturgia do evento. Depois de diversas reuniões e ajustes, a edição desse ano contará com novidades.

Para orientar as celebrações nas comunidades que receberão a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, foi preparado pelo padre Jerônimo Gasques um roteiro com sugestões de oração, momentos e louvor. Faz parte desse subsídio itens como a preparação do encontro, celebrações para serem realizadas durante a permanência da imagem e para a despedida e cantos.

Outra novidade deste ano é a Semana Mariológica, que integra essa edição do Caminhando Com Maria por meio de palestras tendo como base a bíblia e os documentos da igreja, e atividades de espiritualidade. Essa ação envolve os movimentos marianos e as 50 paróquias pertencentes à Diocese de Presidente Prudente e ocorre nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril no Salão Paroquial da Nossa Senhora Mãe da Igreja (Seminário). As inscrições estão abertas.

Já em relação à missa de encerramento, prevista para às 18h do dia 1º de maio, a ser realizada no Parque do Povo ao final da caminhada, detalhes como as leituras da celebração e composição da equipe de acolhida, ministros e cerimonial também estão determinados.

Segundo Fátima Rota, uma das coordenadoras da equipe de Liturgia, as leituras para a missa são as mesmas utilizadas na solenidade do dia 12 de outubro, data em que é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida. A primeira e segunda leitura serão do Livro de Ester 5,1b-2; 7,2b-3  e de Apocalipse de São João 12,1.5.13a.15-16a. Já o salmo responsorial será o 44 (45), seguido do evangelho de João, 2,1-11.

Os responsáveis pela primeira e segunda leitura serão definidos pelas paróquias Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e São José, respectivamente, enquanto a Oração da Comunidade será proferida pelos leigos indicados pela comunidade Nossa Senhora Mãe da Igreja.

A solenidade da missa ficará a cargo do padre Silvio Costa Oliveira e serão os ministros indicados pelas paróquias participantes neste ano, que irão distribuir a hóstia. Cinco pessoas de cada comunidade devem colaborar neste momento.

O 12º Caminhando com Maria ocorre de 19 de abril a 1º de maio de 2015.  Durante o evento, 10 paróquias receberão a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, são elas: Santuário de Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora das Graças; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora de Lourdes; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos; Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora Mãe da Igreja, São José e Catedral de São Sebastião. Fazem parte da programação, as visitas à Santa Casa de Misericórdia, ao Hospital Regional e ao Lar São Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.