sexta-feira, 27 de março de 2015

Santuário está pronto para receber imagem peregrina

Santuário Nossa Senhora Aparecida é lugar de peregrinação pela devoção à padroeira

Karla Carneiro e Thayane Di Paula

A igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, é a segunda mais antiga de Presidente Prudente. Na programação do Caminhando com Maria, é a primeira paróquia a receber a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, e abrirá a programação do evento no dia 19/04, com a Santa Missa, às 18h30.

As campanhas para a construção da igreja, que mais tarde se tornaria um santuário, começaram em 1936. O terreno, na Vila Marcondes, foi doado pelo coronel José Soares Marcondes. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, ele desejava um espaço em homenagem à santa perto de onde morava.

A paróquia foi criada em 28 de agosto de 1940 e entregue à administração dos padres palotinos, pois na época não existiam muitos padres na Diocese. Desde então, a igreja é regida pelos carismas de São Vicente Pallotti, e o primeiro padre religioso que assumiu como vigário foi Sinforiano Kopf.

A influência da paróquia extrapola os limites territoriais e é referência para toda a Diocese de Presidente Prudente, pois foi elevada a Santuário de Nossa Senhora Aparecida pelo bispo Dom Agostinho Marochi, em 1988. 

O bispo disse durante a cerimônia que a paróquia deveria “tornar-se um centro de espiritualidade através da conversão, perdão e oração”. Assim, os padres do Santuário buscam incentivar “a fidelidade aos sacramentos da Eucaristia e da Confissão, que atraem pessoas de toda a Diocese”, explica o padre Francisco Dias.

Tony Aparecido Moreira mora da Vila Cláudia Glória e frequenta o Santuário há quatro anos. “O atendimento às confissões e o silêncio que se pode encontrar lá” são o que mais o agrada, além dos horários que facilitam sua participação na paróquia.

Outro diferencial da paróquia é a pintura nas paredes e no teto. De autoria do artista plástico José Botosso, atrai os olhares dos fiéis desde 1985. “Estas obras de arte influenciam totalmente na espiritualidade, pois há mais silêncio e auxilia a meditar”, comenta Moreira.

FOTOS: ROBERTO MANCUZO
Pintura no teto e nas paredes data de 1985, de autoria do artista plástico José Botosso

Uma das marcas características do Santuário é a presença de meninas com véu. Thais Minca, de Álvares Machado, é uma delas. Junto a um grupo de 40 meninas, mantém a tradição de usar o véu durante a missa. 

A prática veio após descobrir que o uso do véu não é proibido, apesar de não ser comum. “Se devemos dar o melhor para quem a gente ama, até nos pequenos gestos quero agradar a Deus”, comenta. Mesmo morando longe, se esforça para participar dos sacramentos na paróquia, pois é onde se sente mais acolhida.

Meninas com véu frequentam o Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Fátima Rota, coordenadora da Pastoral da Liturgia no Santuário, é também responsável pela Liturgia do Caminhando com Maria. A participação ativa no evento ajudou a ver que tudo na vida tem o seu tempo. “Adquiri mais discernimento na relação com as pessoas e mais responsabilidade com o servir em minha paróquia e na Diocese”, comenta. 

O Caminhando com Maria é um evento que exige atenção e compromisso de todos na organização dos trabalhos, afirma Fátima, mas é uma tarefa tranquila, pois possuem o apoio dos párocos e do bispo. “Nós temos uma equipe diocesana muito bem preparada, eficiente e eficaz, é uma alegria poder trabalhar com eles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.