segunda-feira, 29 de abril de 2013

Show de luzes encerra primeiro dia do 10º Caminhando com Maria

FOTO: ED WESLEY TOLARDO

  
FOTO: MARCO BERALDO
No início da noite, Imagem Peregrina Oficial de Nossa Senhora Aparecida participa de missa campal no Santuário da Vila Marcondes
Elis Mungo
Mariana Chiquetto
          
         Após a chegada que emocionou muitos fiéis no Estádio Caetano Peretti, em Presidente Prudente, a Imagem Peregrina Oficial de Nossa Senhora Aparecida, participou da primeira missa dentro da programação do 10º Caminhando com Maria, às 18 horas, no Santuário na Vila Marcondes. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, que contou com o apoio dos padres Francisco José Navarro, do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Silvio Costa Oliveira, da paróquia São Judas, e Inácio Medeiros, Missionário Redentorista, que atua no Santuário Nacional em Aparecida.
Durante a celebração, o bispo enfatizou a importância do amor: “No amor encontramos forças para que possamos deixar que nossa vida seja a continuidade da eucaristia viva, isso tudo a exemplo de Nossa Senhora”.
FOTOS: MARCO BERALDO
Missa Campal reuniu centenas de devotos de Nossa Senhora Aparecida; foi a primeira celebração completa do 10º Caminhando com Maria
Padre Francisco José Navarro, bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, padre Sílvio Costa Oliveira e Padre Inácio Medeiros
A praça do Santuário ficou pequena para receber tantos devotos de Nossa Senhora. A celebração campal começou com uma pequena procissão, a fim de transportar a Imagem Peregrina do interior do santuário para o altar externo, preparado especialmente para a ocasião. De acordo com Fátima Rota, que compõe a Equipe de Liturgia do evento, as leituras da missa foram divididas entre jovens, catequizandos e idosos. “A celebração foi marcada por cânticos marianos, na intenção de envolver os devotos junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida”, conta Rota. Além dela, a Equipe de Liturgia também é composta por Paula Piveta e Amábile Rocha, que trabalharam na organização desta missa em parceria com a equipe de Liturgia do santuário.  
Ao final da celebração, padre Inácio disse que o ano passado o Santuário Nacional recebeu mais de 11 milhões de visitas. “Mas não satisfeita, Nossa Senhora também vai até os seus filhos”. Antes de iniciar a procissão até a Catedral, o padre fez questão de fazer a oração de Consagração à Nossa Senhora. “Ser consagrado, é ser apaixonado. Primeiro somos apaixonados pelo Senhor e depois por Maria que nos mostra o caminho de Deus”, explica.
            Luzes
            Ao término da missa campal, os participantes seguiram em uma Procissão Luminosa rumo à Catedral de São Sebastião. Durante todo o percurso, padre Silvio animou os participantes com orações e músicas marianas e padre Inácio passeou com a Imagem Peregrina em meio aos fiéis que o acompanhavam. “Caminhar com Maria é sempre muito emocionante, ainda mais para mim que sou fã de carteirinha de Nossa Senhora”, opinou padre Sílvio.


Fiéis aceitam o desafio de caminhar com Maria, em procissão pelo Centro da Cidade
Procissão Luminosa percorreu a Rua Barão do Rio Branco até a chegada à Catedral de São Sebastião
            Novo lar
           Ao chegar à Catedral, o bispo diocesano fez a entrega da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao Monsenhor José Antônio de Lima, responsável pela entronização. “É um momento de alegria receber nossa mãe, ainda mais com todo o carinho povo. É bom lembrar que nós não adoramos Nossa Senhora, mas a veneramos”, revela o Monsenhor.


Monsenhor José Antônio de Lima apresenta Nossa Senhora aos devotos: até quarta-feira  Catedral prudentina será a casa da Santa
Maria Joaquina de Jesus, devota de Nossa Senhora, apesar do problema de saúde, fez questão de participar de todos os momentos, foi ao estádio e ficou até o final da procissão. “Apesar do meu problema no nervo ciático, eu estou amando, às vezes, até esqueço a dor, porque sei que Maria vai me ajudando. Esse momento está sendo inédito em minha vida”, relata a fiel.
Até a meia-noite, o público pode visitar a imagem e fazer orações – encerrando o primeiro dia de atividades do 10º Caminhando com Maria. “Preparamos cada detalhe para oferecer aos participantes um momento de oração, de pedidos, de graças e de bênçãos. Afinal, é Maria quem nos acolhe e nos cobre 24 horas com seu manto sagrado”, declara Rota.
Uma vez na Catedral, a imagem só deixará o local no dia 1º de maio para a caminhada, que saíra às 16 horas rumo ao Parque do Povo. Até lá, todas as atividades serão realizadas na Igreja com a presença da Imagem Peregrina.  


FOTOS ROBERTO MANCUZO JR.











FOTOS CLAUDIA KOGA







FOTOS ED WESLEY TOLARDO









FOTOS HELOISA ROTTA







FOTOS LUCIENE ZANETTE







FOTOS: RODRIGO OLIVETO RUIZ
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.