terça-feira, 23 de abril de 2013

“Para Maria, devemos sempre fazer o melhor”, diz Liturgia

FOTOS: ELIS MUNGO

Paula Piveta explica como vai funcionar a visitação à imagem peregrina oficial de Nossa Senhora na Catedral São Sebastião
Elis Mungo

      Com o intuito de tirar todas as dúvidas dos envolvidos sobre a programação do 10° Caminhando com Maria, em especial com a chegada da imagem peregrina oficial de Nossa Senhora Aparecida, com as missas e com as paraliturgias, a Equipe de Liturgia do evento, composta por Fátima Rota e Paula Piveta, juntamente com o casal coordenador geral José Reginaldo e Claudineia Ramos, se encontraram nesta segunda-feira (22 de abril), às 20 horas, no salão paroquial da Catedral de São Sebastião em Presidente Prudente.

Paula Piveta e Fátima Rota, responsáveis pela liturgia do 10° Caminhando com Maria
            De acordo com Fátima Rota, a liturgia foi definida com o apoio do bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Monsenhor José Antônio de Lima, equipe dirigente, além da participação especial do Padre Inácio Medeiros, o Missionário Redentorista, responsável  pelo translado da imagem peregrina oficial de Nossa Senhora Aparecida, vinda diretamente do Santuário Nacional de Aparecida.
        “Para fechar a programação, primeiramente foram lançados os convites para as paróquias mães e depois estendemos os chamados para os outros grupos, como por exemplo, as pastorais, ECC, entre outros”, explica Rota.
            Paula Piveta fala da importância de poder contar com uma equipe: “A sensação no momento é de ansiedade e que o dever está sendo cumprindo, porém como não fazemos nada sozinho, a equipe nos deixa mais tranquilas, pois eles têm se comprometido e para Maria sempre devemos fazer o melhor”.
            Já Aparecida Conceição Fernandes, do Santuário Nossa Senhora Aparecida, responsável pela liturgia em sua comunidade, afirma que não se sente trabalhando, nem ajudando no 10° Caminhando com Maria, mas sim se doando. “Devemos muito à Nossa Senhora, pois foi pelo sim dela que estamos aqui hoje. Precisamos nos doar por amor à mãe”.

Aparecida Conceição Fernandes, representando a equipe de liturgia do Santuário Nossa Senhora Aparecida
            Para aqueles que nunca ouviram falar em paraliturgia, Padre Inácio Medeiros, responsável por todas as paraliturgias do evento, explica que “é uma celebração, sem missa, baseada mais na religiosidade popular onde se faz uma catequese sacramental ao povo.”

Maria das Graças, representando a Pastoral da Saúde Diocesana  
Luiz Carlos, representando a equipe de liturgia da Catedral São Sebastião
Renato, representando o setor diocesano da juventude e Diego os jovens do Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Heitor, representando o Movimento Mãe Rainha, o Hospital Regional, ao lado de João Celso, que representa o ECC
Marcos, representando a Pastoral Familiar
O casal Sandra e Cosme representando a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Parque dos Pinheiros, em Álvares Machado
            Depois de aproximadamente cinco meses de trabalho, os coordenadores gerais dizem estar emocionados com a proximidade do evento. “A gente fica pensando se vai dar tudo certo, se o pessoal vai comparecer, mas logo pensamos que sim, pois Maria está na frente, por isso tenho certeza que o público vai atender a esse chamado”, relata o casal Reginaldo e Claudineia.

Coordenador geral do 10º Caminhando com Maria, José Reginaldo Ramos
Coordenadora geral do 10º Caminhando com Maria, Claudinéia Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.