sexta-feira, 26 de abril de 2013

Movimento Apostólico de Schoenstatt faz sucesso entre católicos prudentinos

O casal instalou em sua residência o ‘Santuário Lar’
Mariana Chiquetto 

          “Quando conheci o movimento minha vida foi transformada. Hoje, não apenas tenho uma espiritualidade mais madura, como também, sou uma pessoa melhor em casa, no trabalho e nas minhas relações pessoais”. É assim que Heitor Rodrigues Junior resume os benefícios alcançados desde que passou a fazer parte do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em 2002. Atualmente, ele assume a função de coordenador da Campanha da Mãe Peregrina em Presidente Prudente, uma ramificação do movimento que não atua apenas evangelizando a comunidade, mas acima de tudo, oferece uma espiritualidade que leva à autoeducação. Com uma proposta diferenciada e sutil, o movimento chegou a Presidente Prudente em 1997, e desde então, mais de três mil famílias católicas aderiram. Grande parte de seus membros marcará presença no 10º Caminhando com Maria, inclusive com a participação ativa na organização do evento, liderada por Rodrigues.
            O casal Mauro e Valquíria Galhiane foi quem instituiu o movimento em Prudente. Eles explicam que o movimento de Schoenstatt tem sua base no relacionamento construído com  Maria, venerada por seus membros como ‘Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt’. “Devotos que queiram fazer parte do movimento devem realizar uma Aliança de Amor com a Mãe de Jesus. Como toda aliança, esta também exige fidelidade e um relacionamento de troca. Assim, nosso papel é entregar à Maria todos os nossos pedidos, alegrias e tristezas e, em troca, ela promete nos devolver em graças”, contam.  

FOTOS: MARIANA CHIQUETTO
O casal Mauro e Valquíria Galhiane foi quem trouxe o Movimento Apostólico de Schoenstatt para Prudente
Os membros do movimento devem selar esta aliança em um dos Santuários de Schoenstatt. “Há mais de 190 Santuários no mundo, 22 deles só no Brasil. Um fato curioso é que todos têm a estrutura exata do primeiro Santuário construído na Alemanha, com as paredes bem espessas como era o costume da época. Assim, não importa o Santuário que você entre, cada detalhe será o mesmo, o que dá ideia de unidade para o movimento”, explica o casal. A espiritualidade do movimento garante que, quem entra em um dos Santuários recebe três graças especiais: o abrigo espiritual, a transformação e a fecundidade do apostolado.
            Atuação em Prudente
            Imagens de Maria cercada por uma estrutura em madeira, que remete aos Santuários de Schoenstatt, peregrinam nas casas de mais de três mil famílias prudentinas. De acordo com o coordenador da Campanha Mãe Peregrina, a Diocese de Presidente Prudente possui 170 imagens atualmente, sendo que, cada uma, visita 30 famílias em esquema de rodízio. “A imagem passa 24 horas nas residências e transformam-nas em pequenos Santuários, onde graças se manifestam. É um método muito eficiente de apostolado”, garante Rodrigues.
            O movimento atua em cinco paróquias da cidade - São Francisco de Assis, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Graças (Montalvão), Nossa Senhora Mãe da Igreja e na Capela Santa Mônica. Nelas, a comunidade desenvolve os trabalhos do movimento, que além da visita das imagens às famílias, reúne-se em grupos para discutir e estudar a espiritualidade do movimento para assim colocar em prática. “Temos em Prudente a Liga de Famílias e a Liga de Mães, além do Terço dos Homens, que também é um serviço oferecido por nós nas paróquias. Estas atividades nos auxiliam a vivenciar os ensinamentos do fundador da obra, o Padre José Kentenich, que deixou uma vasta bibliografia com base pedagógica. Seus textos são segmentados com ensinamentos para as diferentes fases da vida e idades, isto é, ele deixou um legado com orientações para viver uma vida digna e mais santa. Hoje, me policio muito mais frente às situações e penso mais no próximo”, define Rodrigues.  

Rodrigues: “Quando conheci o movimento minha vida foi transformada”

Valquíria e Mauro Galhiane ladeiam Heitor Rodrigues Junior que segura a imagem da mãe peregrina
               Origens
            O Movimento Apostólico de Schoenstatt foi fundado pelo Padre José Kentenich em 1914, em Schoenstatt, na Alemanha. Em um País de costumes muito rígidos, o padre buscou introduzir em um grupo de seminaristas a possibilidade de ter voz. “Naquela época, as pessoas não podiam compartilhar opiniões. A ideia do Padre Kentenich era provocar uma renovação religiosa e moral, partindo daquele pequeno grupo de seminaristas”, narra Mauro Galhiane. Para concretizar o movimento, ele lançou mão de uma Capelinha que estava desativada e estabeleceu a Aliança de Amor aos seminaristas. “Maria foi convidada a estabelecer-se na Capela e, após alguns sinais e graças alcançadas, constataram que Nossa Senhora tinha aceitado o convite”, complementa Galhiane. Após muitas adversidades e períodos difíceis, o movimento conseguiu manter-se vivo após a 1ª Guerra Mundial e a Era Hitler.
                                                                                              FOTOS: CEDIDAS
Mauro e Valquíria foram conhecer o Santuário de Schoenstatt, na Alemanha 
Mauro e Valquíria no Santuário de Schoenstatt, na Alemanha
Valquíria visitou, no Chile, a casa onde viveu o Pe. José Kentenich, fundador do movimento de Schoenstatt

Santuário de Schoenstatt no Chile
            O movimento chegou ao Brasil em 1935 e 62 anos depois a Presidente Prudente, pelas mãos da família Galhiane. O primeiro contato deles com a obra foi quando moravam em São Carlos e recebiam a imagem peregrina de Schoenstatt em casa. “Não tínhamos conhecimento do movimento, mas já éramos devotos de Maria. Rezávamos sempre pela saúde de nosso filho Mateus, que nasceu com uma mutação genética, comprometendo sua formação física e mental”, observa o casal.
O segundo encontro com a Mãe aconteceu quando Mauro e Valquíria já moravam em Prudente. Na época, o casal estava afastado do movimento, pois não havia ação apostólica de Schoenstatt na cidade. “A situação de nosso filho se agravou e isso acabou nos levando, mais uma vez, a uma reaproximação com a obra. Mateus iniciou um tratamento em Curitiba e lá fomos acolhidos por uma família que participava do movimento. Cada vez mais éramos contagiados pelos mistérios de Schoenstatt e, em 1997, demos início à obra na cidade com a consagração de um Santuário Lar (uma espécie de altar dedicado à Maria) em nossa casa”, relata o casal.
            Após uma série de dificuldades para sua implantação na cidade, o trabalho para o movimento continua seguindo com muitas graças. Prova disso é a grande adesão da comunidade. “Hoje já temos muitos grupos de estudos formados na cidade e milhares de pessoas vivendo a espiritualidade de Schoenstatt”, comemoram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.