sábado, 27 de abril de 2013

Instituto Secular Maria de Nazaré acolhe familiares de doentes

FOTO: ALINE MARTINS
Vanessa Munhoz da Silva Leonardo durante oração  

Aline Martins

Em Presidente Prudente, desde 1996, a comunidade conta com o serviço prestado pelo Instituto Secular Maria de Nazaré. Este Movimento Mariano foi implantado graças ao trabalho das leigas consagradas e dos padres Ivair Zancheta e Humberto Laércio de Souza.
 Dom Sebastião Plutino fundou o Instituto em 1960, após experiência de consagração pessoal com as jovens que participavam de outro movimento criado por ele, o Tra Noi (Entre Nós). As atividades tiveram início na Itália e com o passar dos anos estenderam-se a África, Peru e Brasil. Movidos pelo carisma do acolhimento, atuam na comunidade difundindo a importância do amor e da fé, cuidando dos mais necessitados.
O trabalho é feito pelas leigas consagradas, que sob os votos de castidade, obediência e pobreza zelam por todos que acolhem, assim como Maria. Além delas, o Instituto também é formado pelos membros associados – viúvas que aceitam seguir os mesmos votos.
No Brasil, há Institutos em Araguaína (TO), Goiânia (GO) e Presidente Prudente (SP). Como explica Laurentina Rosa, formadora do Instituto na sua esfera mundial, em cada local onde está inserida, a entidade supre a necessidade presente ali. Tanto em Presidente Prudente quanto em Araguaina, a acolhida é realizada a favor de pessoas que estão na cidade por motivos de saúde, sendo eles acompanhantes ou pacientes. Já em Goiânia, mulheres que estão em estado de vulnerabilidade é que são acolhidas pelo Instituto.
Em Presidente Prudente, o Instituto Secular Maria de Nazaré atua em conjunto com o Movimento Tra Noi, sendo responsável pela Casa que leva o nome da obra e que abriga pacientes e acompanhantes que não residem na cidade e estão apenas por motivos médicos. A Casa recebe apenas pessoas que tenham sido encaminhadas pela Assistência Social dos hospitais públicos. Sem distinção de religião, a vice-presidente mundial do Instituto Secular Maria de Nazaré, Maria Aparecida Mazuqueli, afirma que a acolhida é feita para todos que necessitem. “Cada um que chega aqui vemos neles Jesus, por isso os acolhemos de todo o coração”.
FOTO: ALINE MARTINS
Maria Aparecida Mazuqueli, vice-presidente do Instituto Secular de Maria em sua esfera mundial
Em quase quatro anos de Casa, Instituto e Movimento Tra Noi atendem por mês cerca de 150 pessoas. O prédio localizado no Centro de Prudente possui refeitório, onde as quatro refeições diárias são servidas; 66 leitos, sendo metade para a ala feminina e metade para a ala masculina, sala de estar e de reunião.
FOTOS: ARQUIVO
Sede do Instituto Secular Maria de Nazaré, Movimento Tra Noi e Casa Tra Noi em Presidente Prudente
Refeitório onde são servidas refeições diárias para os hóspedes


Sala de Reunião
Recepção da Casa Tra Noi - obra que o Instituto Secular Maria de Nazaré e Movimento Tra Noi são responsáveis
Atendidos
Vanessa Munhoz da Silva Leonardo está em fase de recuperação de uma leucemia. Como reside em um sítio no município de Santo Anastácio, alguns fatores poderiam atrapalhar este processo. Por isso, Vanessa adotou o Instituto como a sua nova casa. Devota de Nossa Senhora Aparecida, não deixa de fazer suas orações diárias: “Orar sempre me faz bem, além disso, tenho alcançado muitas graças”, explica. Vanessa e a família já frequentam o Instituto Secular Maria de Nazaré – casa Tra Noi - há aproximadamente um ano.
O vendedor Nilson Roberto de Souza também tem motivos para ser grato com o trabalho realizado pelas leigas consagradas e demais colaboradores, já que em fevereiro deste ano contou com o apoio do Instituto. “Sou de Curitiba e estava em Junqueirópolis a trabalho quando sofri um infarto. Fui encaminhado a Presidente Prudente e sem lugar para minha família ficar, minha esposa e minha irmã foram encaminhadas para cá”, conta. Souza deixa clara sua gratidão com o acolhimento prestado a ele e a sua família: “Este lugar é muito bom. Deviam existir lugares assim em todas as cidades”, afirma.

Dom Sebastião Plutino, fundador do Instituto e Movimento Tra Noi, Dom Hemenézio e Padre Humberto Láercio de Souza durante formação em Cotia, em 1996
Alba Giraldi - início à fundação do Instituto no Brasil; Laurentina Rosa - formadora do Instituto; Maria Aparecida Mazuqueli - vice-presidente do Instituto (esfera mundial); Alice Paim - responsável pelos membros associados
Antonella Simonetta - Presidente do Instituto (esfera mundial); Alba Giraldi - implantou o instituto no Brasil; Dina Gardini - Secretaria Instituto sem sua esfera mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.