quarta-feira, 1 de maio de 2013

Gêmeas devotas vão caminhar com Maria para agradecer milagre recebido

FOTOS: ELIS MUNGO
Devotas de Santa Terezinha e Nossa Senhora, Cosma e Damiana possuem diversas imagem pela casa; na foto, seguram a preferida
Elis Mungo

        Batalhadoras, guerreiras, determinadas, fiéis, comprometidas, humildes e muito disciplinadas. Talvez isso seja até pouco para definir as gêmeas Cosma Vieira de Araujo e Damiana Vieira de Araujo, exemplos de fé e força de vontade. Muito amigas e sempre em sintonia, dificilmente se desgrudam. “Nós sabemos o que a outra está sentindo”, revelam.
            As irmãs nasceram com um problema na coluna, o que não foi motivo para que deixassem de ser feliz. “Sabemos que a vida é um milagre e precisamos dar valor a isso”, ensinam.

Irmãs Cosma e Damiana nasceram com um problema na coluna, o que nunca foi obstáculo para servir a Deus 
        Devotas de Santa Terezinha e de Nossa Senhora, as gêmeas contam que já participaram de uma edição do Caminhando com Maria, quando o percurso foi de 11,5 km. “Na época fazia nove meses que eu havia quebrado o pé, mas andei tudo”, relembra Damiana.
FOTO: ARQUIVO
Cosma e Damiana (logo atrás do veículo) na edição do Caminhando com Maria no ano de 2009
          “Nós perdemos nossa mãe, mas sabemos que Nossa Senhora cuida de nós. Na verdade Nossa Senhora é a nossa primeira mãe, temos certeza que ela sempre está ao nosso lado”, afirmam.
            “Precisamos aprender a esperar as coisas acontecerem no tempo de Deus e não no nosso tempo”, aconselham Cosma e Damiana para aqueles que desistem de servir a Deus por causa dos problemas da vida.
            Aos 69 anos de idade, elas fazem comunhão diária, ajudam a montar equipes para a novena de Santa Terezinha, e ainda sempre estão dispostas a servir naquilo que precisa. Cosma e Damiana atribuem toda essa dedicação e o amor em servir aos pais. “Foi a herança que nossos pais nos deixaram, aprendemos com eles a servir e ser temente a Deus em todos os momentos de nossas vidas, seja na alegria ou diante de uma dificuldade”, recordam.
           Cosma e Damiana pertencem à paróquia Nossa Senhora Mão da Igreja. Cosma é ministra da eucaristia há 26 anos e Damiana há 20 anos. Ambas eram ativas até o ano passado. “Depois de tantos anos, decidimos nos afastar, o que não nos tira a condição de sermos ministras”, explicam.
           Vera Lucia Marini Marchiotto conheceu as gêmeas há 24 anos na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. “Cosma e Damiana são mais que minhas irmãs, são anjos na minha vida. Quando elas entram no carro, já sabem se eu estou passando por alguma dificuldade. Elas não perguntam nada, simplesmente, intercedem”, revela. A amizade é tão intensa que as duas já fazem parte da família Marchiotto. “Elas viram meu primeiro neto nascer, participam de tudo comigo, Natal, Ano Novo, e só depois vão encontrar a família delas, primeiro é comigo”.

Vera Marchiotto entre as gêmeas Cosma e Damiana. As três participam da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja
         Monsenhor Expedito Pereira Cavalcante, na época em que foi pároco na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, teve muito contato com as irmãs e acredita que esse exemplo veio da mãe. “Elas são exemplo de perseverança, dedicação ao Pai e amor à Nossa Senhora. Mesmo com todas as dificuldades, nunca deixaram de servir.”
            Cosma e Damiana já tiveram que trabalhar na roça para ajudar no sustento da família. Elas relembram que eram 12 irmãos, mas quatro já morreram.
          Marchiotto revela que elas são muito dispostas e animadas, porém, às vezes, exageram e é preciso chamar atenção. Como vão fazer uma reforma, o pessoal da entrega deixou os tijolos para fora e ao invés delas pedirem ajuda, fizeram o serviço sozinha. “Você acredita que, uma vez, quando eu cheguei na casa delas, elas haviam colocado 500 tijolos para dentro?”
            Mas as gêmeas não usam toda essa energia apenas para teimosia, ainda sobra muita disposição. Cosma e Damiana fazem todo o trabalho da casa, cozinham, limpam e lavam. Já fizeram o acampamento Sênior e já trabalharam em vários dele. Cosma faz curso de computação duas vezes por semana. São muito vaidosas, adoram dançar, sair para se divertir e não existe dificuldade que tire o sorriso das duas.
           Andreia Naufal conheceu as irmãs por meio de Vera Marchiotto e revela sua admiração pelas duas. “O que é mais bonito de se ver, é que elas não só falam de Maria, mas sabem viver como Maria”.

Andréia Naufal e as gemas Cosma e Damiana “O que é mais bonito de se ver, é que elas não só falam de Maria, mas sabem viver como Maria”
             Além de tudo isso, Vera Marchiotto, que também é ministra, junto com as gêmeas, toda quinta-feira, faz um momento de adoração ao Santíssimo exposto às 15h na capela do Hospital Iamada e às 16h o padre Sanderson Vergara, da Paróquia Menino Jesus de Praga , faz uma missa. Após a celebração, fazem visita nos quartos e entregam comunhão aos enfermos.


Cosma, Damiana e Vera Marchiotto na capela do Hospital Iamada, iniciando a adoração ao Santíssimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.