quinta-feira, 18 de abril de 2013

Católicos relatam o poder de Maria

Mariana Chiquetto

            Grande parte da comunidade católica de Presidente Prudente e região estará reunida na tarde do dia 1º de maio para homenagear Maria – também conhecida como Nossa Senhora –, um dos maiores ícones da fé. Na data, a Diocese de Prudente realiza o 10º Caminhando com Maria, evento que vinha sendo realizado anualmente pela Catedral de São Sebastião, desde 2004. E para celebrar a década de sua realização, a caminhada foi expandida para toda a Diocese. “Este é um ano muito propício, proclamado pela Igreja como o Ano da Fé. A mãe de Jesus é o melhor exemplo neste sentido, vista como ‘modelo de fé de discípulo missionário’, que por sinal, é o tema escolhido para esta edição”, explica o bispo da Diocese Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

 FOTOS: MARIANA CHIQUETTO
Para o bispo Dom Benedito, Maria é vista pelos católicos como um “modelo de fé de discípulo missionário”
            Mas, afinal, quem foi Maria? Do ponto de vista teológico, o padre Francisco José Navarro, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes), explica que ela foi a mãe de Jesus, esposa de José e descendente de Davi.  “Maria, ou Nossa Senhora, são a mesma pessoa. Assim como os diferentes nomes ou títulos que recebe – Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, entre muitos outros –, referem-se todos a mesma pessoa, à mãe de Jesus”, esclarece. Segundo o padre, os nomes são atribuídos a partir de lugares onde Maria apareceu, a milagres atribuídos a ela ou a outras situações, das quais a Igreja ou a tradição aplicaram a ela. “Sendo uma única pessoa, é reconhecida por um ou outro título conforme se apresenta ou veste”, complementa Navarro.

FOTO: CEDIDA
Padre Navarro esclarece que Maria e Nossa Senhora são a mesma pessoa
            Milagres
Apesar de não se fazer presente em corpo, muitos devotos garantem que já receberam milagres das mãos de Maria. O maranhense Cosmo da Silva Barbosa, de 34 anos, é um dos que garantem ter tido um encontro pessoal com Maria. Residente em Presidente Prudente desde 2005, foi acolhido por uma família na cidade após perder tudo no Maranhão. “Entre os anos de 1999 e 2000, perdi meu pai, minha mãe, minha irmã e minha noiva, todos faleceram. Seguiu-se um período muito depressivo em minha vida, que durou meses”, conta Barbosa.
Segundo ele, o milagre aconteceu no dia em que, enfraquecido, iria atentar contra a própria vida. “Enquanto rezava, disse a Maria que não dava mais. Foi quando ouvi ela me dizer: ‘vou te visitar às 18h, me espere’. Foi o que fiz. Naquele dia, às 18h, em ponto, um amigo meu chegou em casa com uma imagem de Nossa Senhora, dizendo que sentiu que deveria me trazer. A partir deste dia, me revesti de alegria e vontade de viver. Nunca mais me senti sozinho”, diz emocionado.

Barbosa, devoto de Maria, afirma que se curou da depressão graças à Maria
Quem também garante ter presenciado um milagre é a prudentina Márcia Pereira, que credita a cura de um câncer que acometeu sua filha, Maria Eduarda, quando a menina tinha 9 anos. “Apareceu um caroço no pescoço da minha filha e, após muitos exames, foi diagnosticado o Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer do sistema linfático. Quando descobrimos, a doença já estava em um estágio avançado e até os médicos se espantaram com o tamanho do caroço. A única coisa que estava ao nosso alcance era orar, e foi o que fizemos”, recorda Pereira.

Márcia Pereira acredita que as orações que fez à Maria foram determinantes para a cura de sua filha, Maria Eduarda 
            Durante o tratamento, a família recorda inúmeras situações milagrosas, como o dia em que tiveram que correr para o hospital, pois a menina não conseguia mais respirar. “O tumor estava afetando a traqueia, até que um dia trancou a respiração da Maria Eduarda. Corremos para o hospital com ela desacordada e, por incrível que pareça, não tivemos nenhum contratempo no trânsito – os semáforos estavam todos abertos e as ruas vazias. Como se não bastasse, uma médica especialista em UTI infantil estava de saída quando chegamos”, relata.        Hoje, com 10 anos, Maria Eduarda está curada e também acredita em um milagre. “Certa vez, durante o tratamento, passei um mês no hospital e sonhei com Maria e Jesus duas vezes. Nos sonhos eles me acalmavam e me diziam que estava tudo bem e que logo eu sairia de lá”, conta Maria Eduarda.  
            Saiba Mais
        Nossa Senhora foi proclamada Padroeira do Brasil no ano de 1930, no entanto, sua história de devoção entre os brasileiros teve início em 1717, quando três pescadores saíram para trabalhar em uma época escassa de peixe, no Vale do Paraíba. Ao lançar as redes no rio, a primeira coisa que pescaram foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Em um segundo lance, pescaram a cabeça da mesma imagem. Ao juntarem as partes viram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição. Na sequência, os pescadores relataram que houve peixes em abundância para a pesca. Por ter aparecido, a devoção popular denominou a imagem de “Aparecida”, que por muitos anos peregrinou e foi venerada entre aquele povo.
            Em 1745, foi construída a primeira Igreja em louvor à Nossa Senhora Aparecida, e 145 anos mais tarde, foi inaugurada a segunda Igreja – a atual Matriz Basílica (conhecida como Basílica Velha).  Na década de 1950, iniciou-se a construção da Basílica Nova, atual Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, declarado de âmbito nacional em 1984 e que detém o título de maior santuário do mundo dedicado à Maria, onde está abrigada a imagem original que apareceu aos pescadores.
Fonte: Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação. Em breve, seu comentário será publicado.